Nos links abaixo estão a finalização de alguns dos principais projetos desenvolvidos na área de Ciências no ano passado.
O "Preço" da Gravidez na Adolescência
Projeto Decidir
Olá!!!
Andei pesquisando algumas atividades de Ciências que pudessem ser mais dinâmicas para sala de aula e encontrei alguns sites interessantes, talvez vocês até conheçam, mas espero poder contribuir para as atividades de vocês.
Ciências (Secretaria do Paraná)
Atividades de Ciências
Jogo de pergunta e resposta
Jogo do Sistema Digestório
Trabalhando os sentidos em sala de aula
Juri Simulado - Clone
Exemplo de Atividades
Jogos (a partir da página 139)
Olá, pessoal!!!
Sei que estou um pouco atrasada, mas estou enviando os planos que vocês elaboraram no semestre passado para trocar experiências!

Quem tiver interesse em participar enviar e-mail para cnematboituva@gmail.com.
Buscando por atividades que possam ser interessante para desenvolver com os alunos encontrei algumas ideias que seguem abaixo:
Sugestão de passeios para aulas de Ciências:
Site: http://www.ib.usp.br/estacaobiologia/atividades/
E eu com o Lixo?
A atividade pretende conscientizar sobre processos de
extração, produção, distribuição e descarte de materiais e produtos, bem como
os impactos que essa atividade gera no meio ambiente. Há ênfase na participação
da cultura no processo de consumo. Durante a atividade são realizadas dinâmicas
sobre redução, reutilização e reciclagem de produtos e materiais orgânicos e
inorgânicos, além de estratégias para isso, incluindo visita à composteira do
Instituto de Biociências e a produção de hortas verticais domésticas.
Recomendado a alunos de Ensino
Fundamental e Médio.
Duração: 3h
Atenção! Essa atividade requer agendamento com
antecedência de um mês.
A atividade tem como objetivo o contato com questões
importantes em relação à sexualidade.
Num primeiro momento, para a quebra de tabus e
esclarecimentos em relação ao tema, serão discutidas questões sociais que
envolvem a sexualidade, promovendo uma descontraída, porém ordenada, roda de
conversas entre monitores e alunos. Posteriormente ocorre uma palestra sobre
DSTs e, por final, estações de discussões e orientações sobre uso de
preservativos; métodos anticoncepcionais; anatomia dos sistemas reprodutivos; e
período menstrual e gravidez. Durante a visita teremos uma urna de
dúvidas, na qual os alunos depositarão suas perguntas que serão lidas
anonimamente e respondidas pelos Monitores.
Tal atividade compõe função única na formação dos alunos,
uma vez que o jovem em geral possui poucos (ou nenhum) espaços de discussão sobre
sexualidade durante seu processo de educação.
Vale lembrar que os monitores assumem uma postura
respeitosa e ética, compreendendo aspectos culturais dos valores ligados à
sexualidade, tendo em vista a realidade imediata do aluno, com suas vivências e
percepções pessoais.
Recomendamos a alunos acima do 8º ano do
Ensino Fundamental.
Duração: 3 horas
Filho de Scoiso, Scoisinho É! (Laboratório da Genética)
Essa atividade, desenvolvida por professores do Depto. de
Genética e Biologia Evolutiva, tem como principais objetivos introduzir noções
básicas de genética, colocar o estudante com a terminologia utilizada nessa
área do conhecimento e discutir questões relacionadas aos processos que ocorrem
durante a formação do zigoto.
Para isso é feita uma simulação de reprodução de um casal
de Scoisos – um organismo imaginário – onde seis características são
transmitidas em cromossomos diferentes que os estudantes manipulam entrando em
contato com os mecanismos de redução cromossômica e com a união dos cromossomos
maternos e paternos para gerar um descendente, construindo o fenótipo dos
filhos.
Recomendado a alunos de Ensino Médio.
Obs: é essencial que os alunos já tenham
trabalhado os conceitos básicos de genética em sala de aula!
Duração: 1h15min
Fisiologia
Os visitantes participam de uma série de experimentos,
explorando o funcionamento de cada um dos sentidos e sua devida
importância no funcionamento fisiológico do organismo humano..
Na visão, demonstramos a atividade de cones e bastonetes,
no tato temos a importância das terminações nervosas e numa última
atividade, mostramos a interdependência entre olfato e paladar.
Recomendado à alunos de Ensino
Fundamental II a Ensino Médio.
Duração: 1h15min
Essa atividade é feita em três etapas. Primeiro, em sala,
é mostrada uma série de slides contendo interações entre diferentes seres vivos
e os alunos devem explicar o que acontece em cada situação.
Nessa fase são passados os conceitos básicos de interação
positiva, negativa, ou indiferente para cada um dos indivíduos envolvidos. Não
entramos, no entanto, em detalhes sobre os tipos de interações.
Em seguida, eles são divididos em grupos e levados ao
jardim, onde cada grupo tem dez minutos para encontrar e explicar interações ou
vestígios de interações em cada uma das três áreas indicadas pelos monitores,
que devem pontuar os achados e as explicações.
Tentamos sempre fazer com que os alunos entendam o
raciocínio para se identificar uma interação ecológica, em vez de simplesmente
decorar exemplos.
Ao final, os alunos retornam à sala e é contabilizado o
número de interações observadas por cada grupo. Antes de se informar qual é o
grupo vencedor, os alunos são estimulados a contar aos colegas sobre as
interações encontradas no jardim.
Recomendado a alunos de Ensino
Fundamental I e II.
É apresentada uma noção geral de biodiversidade e seleção
natural a partir de diferentes adaptações dos organismos a meios específicos,
com o uso de uma série de materiais que temos como recurso para demonstrações.
Os alunos são divididos em grupos e passeiam por vários
“temas” na sala da Comissão de Visitas e no jardim do Instituto. Os temas
abordados na atividade são: vertebrados (com a apresentação de diversos
esqueletos e peixes); invertebrados (através da exposição de animais vivos ou
fixados); plantas (carnívoras e suculentas), sempre destacando as adaptações
que os seres possuem aos seus ambientes.
Recomendado a alunos de Ensino
Fundamental e Ensino Médio.
Duração: 1h15min
Show de física:
Site: http://igce.rc.unesp.br/#!/departamentos/fisica/show-de-fisica2201/show-de-fisica
No show de Física, estudantes do ensino fundamental e médio tê a oportunidade de interagir com experimentos de Física.
Com o auxílio de monitores tudo é elaborado de forma envolvente, seja com brincadeiras ou com clima de suspense.
O propósito do show não é ensinar, ms o de complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula pelo professor visitante e seus alunos.Durante as apresentações são utilizados experimentos de Mecânica, Termodinâmica, Eletricidade, Magnetismo e Óptica, tendo sempre em mente aproximar a Física e a Ciência do cotidiano dos visitantes.
Atualmente o show tem capacidade de receber 60 visitantes por apresentação.
O agendamento de uma apresentação deve ser feito exclusivamente neste site.
Fazenda Ipanema - Iperó
Show de física:
No show de Física, estudantes do ensino fundamental e médio tê a oportunidade de interagir com experimentos de Física.
Com o auxílio de monitores tudo é elaborado de forma envolvente, seja com brincadeiras ou com clima de suspense.
O propósito do show não é ensinar, ms o de complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula pelo professor visitante e seus alunos.Durante as apresentações são utilizados experimentos de Mecânica, Termodinâmica, Eletricidade, Magnetismo e Óptica, tendo sempre em mente aproximar a Física e a Ciência do cotidiano dos visitantes.
Atualmente o show tem capacidade de receber 60 visitantes por apresentação.
O agendamento de uma apresentação deve ser feito exclusivamente neste site.
O agendamento de uma apresentação deve ser feito exclusivamente neste site.
Fazenda Ipanema - Iperó
Olá, caros colegas!!!
Começando as postagens aqui na área de Ciências, vamos estudar um pouco sobre os descritores do Saresp.
Descritores do 7º Ano
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Tema 1: Terra e universo:
elementos astronômicos visíveis e elementos do Sistema Solar.
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H 01: Interpretar fenômenos ou
acontecimentos que envolvam conhecimentos a respeito do céu, apresentados em
diferentes linguagens, como música, desenhos, textos e cartas celestes.
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H
02: Reconhecer a importância de coordenadas para a localização da posição de
objetos no céu.
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H03:
Comparar tamanhos e distâncias relativas dos astros pertencentes ao Sistema
Solar.
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Tema 2: Terra e
universo: características e estrutura do planeta Terra.
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H
04: Reconhecer as principais características físicas da Terra, como sua
esfericidade, sua dimensão e sua força de atração gravitacional, que nos
mantém presos ao solo e faz os objetos caírem em direção ao centro terrestre.
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H
05: Distinguir elementos da estrutura da Terra (núcleo, manto, crosta,
hidrosfera ou atmosfera) quanto à composição, tamanho e localização.
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H 06: Associar formas e tamanhos de sombras de objetos variados
(edifícios, árvores, postes e pessoas) às posições do Sol ao longo do dia.
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H
07: Relacionar o ciclo dia-noite e posições observadas do Sol com o movimento
de rotação da Terra.
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H 08: Associar informações sobre fenômenos
naturais como vulcões, terremotos e tsunamis às suas causas e efeitos ou ao
modelo das placas tectônicas.
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Tema 3: Vida e ambiente: origem e evolução dos seres vivos.
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H 09: Reconhecer a importância dos fósseis e de
outras evidências nos estudos da evolução.
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H 10: Relacionar as informações presentes em
textos que tratam da origem dos seres vivos aos contextos em que foram
produzidos.
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H 11: Julgar a validade dos argumentos que
defendem as diferentes interpretações dadas ao fenômeno do surgimento da vida
no planeta.
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Tema 4: Vida e ambiente: características básicas dos
seres vivos e importância da classificação.
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H 12: Identificar a organização celular como uma
característica fundamental das formas vivas.
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H13: Representar estruturas celulares básicas por
meio da construção de modelos tridimensionais.
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H 14: Reconhecer a importância da classificação
biológica para a organização e compreensão da enorme diversidade de seres
vivos.
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H 15: Comparar diferentes critérios que podem ser
utilizados na classificação biológica.
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H 16: Classificar seres vivos apresentados em
textos ou ilustrações com base em conceitos biológicos, como por exemplo,
unicelular, pluricelular, autótrofo e heterótrofo, dentre outros.
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H 17: Explicar causas e efeitos da extinção de
determinadas espécies, com base em textos sobre esta temática.
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H 18: Construir argumentação plausível para a
defesa da preservação da biodiversidade.
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Tema 5: Ciência e tecnologia: os seres vivos mais simples
e a produção de alimentos, bebidas e remédios.
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H 19: Identificar processos de conservação dos
alimentos mais utilizados na cozinha doméstica.
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H 20: Caracterizar a fermentação biológica como
um processo de obtenção de energia realizado por microorganismos, que tem um
carboidrato como um dos reagentes e o gás carbônico como um de seus produtos.
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H 21: Associar a existência de micro-organismos a
situações cotidianas como produção de pão e coalhada, apodrecimento de restos
de animais ou vegetais, apodrecimento de alimentos.
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Tema 6: Vida e ambiente: ambiente natural e ambiente construído.
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H 22: Identificar em textos e/ou figuras animais
e plantas característicos dos principais ecossistemas brasileiros.
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H 23: Reconhecer, em cadeias e teias alimentares,
a presença de produtores, consumidores e decompositores.
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H 24: Identificar vantagens e desvantagens
relativas ao uso do álcool como combustível, tendo em vista a preservação ambiental.
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H 25: Reconhecer as formas de obtenção de energia
pelos seres vivos e o fluxo de energia nos ambientes.
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H 26: Estimular ações que promovam o uso racional
da água.
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H 27: Interpretar as várias etapas do ciclo
hidrológico, com base em ilustração.
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Tema 7: Ser humano e saúde.
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H 28: Reconhecer os efeitos dos principais
poluentes químicos do ar sobre a saúde.
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H 29: Identificar as formas de prevenir as
doenças humanas transmitidas por água contaminada.
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H 30: Reconhecer os determinantes e as
condicionantes de uma vida saudável (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação,
transporte, lazer etc.).
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H 31: Identificar as medidas para prevenir
verminoses comuns entre os brasileiros, tais como esquistossomose, teníase e
cisticercose.
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H 32: Estimar o risco de determinadas populações
contraírem doenças infecciosas, com base em seus respectivos indicadores
relativos a tratamento da água e de esgoto.
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H 33: Associar a promoção da saúde individual e
coletiva à responsabilidade conjunta dos indivíduos e dos poderes públicos.
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H 34: Interpretar etapas do ciclo de doenças
causadas por protozoários (doença de Chagas e malária), com base em
ilustração.
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H 35: Explicar causas e efeitos das principais
doenças bacterianas.
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H 36: Julgar a pertinência de medidas
profiláticas contra verminoses comuns entre os brasileiros, tais como a
ascaridíase, o amarelão e a filariose, com base na análise de ilustrações
sobre os ciclos de cada doença.
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Descritores do 9º Ano
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Tema 1: Vida e ambiente: a compreensão do organismo humano.
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H
01: Distinguir ação nervosa de
ação hormonal, a partir de exemplos dessas ações.
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H
02: Reconhecer a diferença entre
atos voluntários e reflexos.
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H
03: Identificar os vários
hormônios que atuam no organismo humano e suas respectivas funções.
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H
04: Associar o papel dos
principais hormônios hipofisários ao tipo de regulação que exercem sobre as
glândulas em que atuam.
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H
05: Estabelecer a correspondência
entre os principais hormônios que atuam na puberdade de meninos e de meninas.
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H 06: Estabelecer relações entre o sistema nervoso, a
recepção de estímulos pelos órgãos dos sentidos, os impulsos nervosos e as
reações.
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H
07: Estabelecer uma analogia entre
o funcionamento de uma câmera escura e o do olho humano.
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H 08: Prever os efeitos de lentes de correção nos
principais defeitos da visão.
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H 09: Identificar as propriedades da onda sonora,
sua propagação da fonte ao sistema auditivo e a relação entre nível sonoro e
intensidade energética.
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Tema 2: Ser humano e saúde.
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H 10: Identificar relações entre saúde , hábitos
alimentares e atividade física.
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H 11: Identificar hábitos de vida que afetam a
saúde do sistema cardiovascular.
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H 12: Identificar os diferentes mecanismos de
defesa do organismo: barreiras mecânicas e sistema imunológico.
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H13: Associar os principais tipos de nutrientes
aos alimentos mais comuns presentes na dieta diária.
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H 14: Explicar causas e efeitos das principais
doenças bacterianas (cólera, pneumonia, tuberculose e tétano).
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H 15: Julgar a pertinência de medidas
profiláticas contra verminoses comuns entre os brasileiros, tais como a
ascaridíase, o amarelão e a filariose, com base na análise de ilustrações sobre
os ciclos de cada doença.
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H 16: Julgar a pertinência de argumentos que
defendem a eficácia de métodos contraceptivos e de proteção contra DST.
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Tema 3: Ciência e tecnologia:
produção e uso de energia no cotidiano e no sistema produtivo.
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H 17: Classificar as tecnologias do cotidiano que
utilizam eletricidade em função de seus usos e relacioná-las com os
respectivos consumos de energia.
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H 18: Associar experimentos sobre circuito
elétrico simples com aparelhos elétricos identificando as funções dos principais
componentes.
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H 19: Reconhecer riscos e segurança no uso da
eletricidade em diferentes situações do dia a dia.
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H 20: Identificar as etapas e as transformações
de energia envolvidas na geração de energia elétrica em diferentes tipos de
usinas.
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H 21: Comparar diferentes recursos energéticos
como petróleo, carvão, gás natural em relação à biomassa, origens e usos.
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H 22: Identificar argumentos favoráveis e
desfavoráveis às diferentes formas de geração de eletricidade.
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Tema 4: Ciência e tecnologia:
materiais como fonte de energia.
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H 23: Reconhecer descrições de transformações
químicas que ocorrem no cotidiano e identificar evidências diretas e
indiretas da ocorrência de transformações químicas.
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H 24: Diferenciar substâncias simples e compostas
e selecionar modelos explicativos que permitam diferenciá-las.
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H 25: Representar substâncias químicas por meio
de símbolos dos elementos que as constituem.
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H 26: Comparar condutibilidade elétrica de
diferentes materiais e reconhecer limitações de modelos de partículas para
interpretar diferenças de condutibilidade elétrica.
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H 27: Diferenciar misturas e substâncias
químicas, com base em medidas de densidade e análise de tabelas de dados.
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Tema 5: Terra e universo: o sistema
Sol, Terra e Lua.
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H 28: Identificar linguagem científica, nomes,
gráficos, símbolos e outras representações relativas ao sistema Terra–Sol–Lua,
aos astros pertencentes ao Sistema Solar, às estrelas e à nossa galáxia.
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H 29: Relacionar diferentes fenômenos cíclicos,
como a duração dos dias e anos e as estações do ano, aos movimentos do
sistema Sol–Terra e suas características.
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H 30: Reconhecer as fases da Lua, considerando
suas formas no hemisfério sul e a duração de cada uma das quatro fases
principais, relacionando-as à configuração do sistema Sol–Terra–Lua.
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H 31: Analisar e comparar distâncias relativas de
astros pertencentes ao Sistema Solar, de estrelas próximas ao Sol e da
posição do Sistema Solar em nossa galáxia.
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Tema 6: Ciência e tecnologia:
características e aplicações das radiações.
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H 32: Identificar os diferentes usos que são
feitos das radiações eletromagnéticas no cotidiano, como na comunicação, na
saúde e nos eletrodomésticos.
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H 33: Diferenciar as radiações de acordo com suas
frequências e relacioná-las com os seus diferentes usos.
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H 34: Descrever e representar qualitativamente
fenômenos envolvidos na recepção e transmissão de informações por meio das
ondas eletromagnéticas.
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H 35: Reconhecer a luz visível como forma de
radiação eletromagnética, a luz branca do sol como mistura de várias cores e
os fenômenos de formação de cores a partir das cores primárias.
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H 36: Avaliar os benefícios e riscos decorrentes
dos usos das radiações, assim como os efeitos biológicos e ambientais.
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