Olá, colegas!!!
O ano de 2016 já começou com muitas atividades de formação no Núcleo de Ciências e Matemática. Começando pelos cursos de verão em janeiro no CAEM e no IFSP.
Quase na sequência tivemos, no mês de fevereiro, o início do curso de de Resolução de Problemas com o Professor Rogério Chaparin (CAEM - IME - USP).
Já no mês de março as parcerias foram entre o Núcleo de Ciências da Natureza e Matemática e o Núcleo de Arte e Movimento na oficina também realizada no CAEM da USP, cujo título era "Enduro a Pé: a Educação Física e a Matemática em um esporte de aventura" ministrada pelos professores:
Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação - FEUSP) e Milena Bushatsky Mathias (Escola de Aplicação - FEUSP). A interdisciplinaridade e a contextualização foram os pontos fortes desta oficina.
Vamos nos preparar para o próximo enduro....
Vários outros cursos ainda virão nesse semestre, confira no link abaixo quais serão eles.
Saudações a todos e a todas!!!
Vocês poderão ver no links abaixo algumas das atividades de 2015 que ainda não haviam sido postadas aqui.
Olá, pessoal!!!
Chegamos ao segundo semestre e as oficinas oferecidas pelo CAEM já estão disponíveis pelo link:
Vejam aquelas que lhes interessam e me avisem para que eu possa agendar o transporte há várias interessantes, gostaria de contar com a presença de vocês.
No dia 06 de Maio comemoramos o dia Nacional da Matemática esta data foi escolhida em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, saiba mais sobre ele no link Malba Tahan.
Precisamente nessa data o Núcleo de Ciências da Natureza e Matemática, teve a honra de contar com a presença dos professores Leonel, Marcia Guedes e Lissandra na oficina do CAEM intitulada "A arte de contar: atividades com história da Matemática" ministrada pelo professor Antonio Carlos Brolezzi.
No dia 07 de Maio as atividades em comemoração foram no Instituto Federal - IFSP, onde várias atividades aconteceram: curiosidades matemática, jogos matemáticos, matemágica e também apresentação sobre os livros do Malba Tahan. Além das atividades foi marcante a interação dos nossos ex alunos, oriundos de diversas escolas, que puderam apresentar o que vem aprendendo para os alunos da escola Íris. Parabéns aos organizadores do evento, em destaque para a professora Andrea que sempre busca fazer parcerias com nossa rede.
E por último, mas não menos importante no dia 08 de Maio os professores da escola Beth Sarubbi também comemoram o dia da Matemática com diversas atividades como: Bingo, jogos na sala de Informática, jogos na quadra, atividades para calcular e colorir, jogo das placas, montar a pirâmide, tangran, mímicas, quadrado inteligente e filmes. Tudo para apresentar as várias facetas da matemática e mostrar aos alunos que estudar matemática não é sinônimo de chatice. Parabéns as professoras Claudilene e Roberta.
No dia 21 de março começamos o curso de atualização " Os significados das frações e os números racionais" que foi oferecido aos professores de Ensino Fundamental I. O curso será aos sábados, num total de 8 encontros com uma carga horária de 30 horas. Neste primeiro dia, foram mais explanações gerais sobre o que irá acontecer ao longo do curso.
E que venham os próximos encontros.
Desde meados do ano passado o Núcleo de Matemática estabeleceu uma parceria com o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM - USP) para participação dos professores da rede em oficinas que envolvem vários temas e conteúdos de matemática que são muito interessantes para serem tratados em salas de aula.
Neste primeiro semestre os cursos oferecidos serão:
Oficina 2
24 e 31/03 (3as feiras) 14h - 17h |
Uma abordagem do raciocínio lógico no ensino de matemática
Erick Gonçalves Pereira (licenciando do IME-USP) Orientação: Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Sabemos que o raciocínio lógico está presente em diversas áreas do
conhecimento, quando queremos levantar hipóteses, argumentar e tirar
conclusões. O raciocínio lógico é uma parte importante do conhecimento
construído nas aulas de Matemática. Mas de que maneira ele está presente nos
conteúdos ensinados? Como podemos evidenciá-lo? Discutiremos essas e outras
questões, realizando atividades que envolvam raciocínio lógico e que
contribuam para o aprendizado dos conteúdos de matemática estudados.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: atividade gratuita |
Oficina 3
25/04 (Sábado) 09h - 12h |
Atividades em Estatística
Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina serão abordados os seguintes tópicos: Estatística na
escola e na sociedade; participação ativa e aprendizagem. Atividades de sala
de aula: recursos de internet; uso de planilhas e mini-aplicativos; vídeos e
trabalhos interdisciplinares com projetos de Estatística.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio com algum conhecimento de conceitos básicos de Estatística. Número de vagas: 50 Taxa: atividade gratuita |
Oficina 5
06/05 (4a feira) 14h - 17h |
A arte de contar: atividades com história da matemática
Prof. Antonio Carlos Brolezzi (IME - USP)
Resumo: O conhecimento de história da matemática pode permitir ao professor
colocar-se mais próximo do aluno, facilitando eventualmente o processo de
compreender suas lógicas, dificuldades e formas de aprender matemática. Esta
oficina irá propor atividades de sala de aula que permitam refletir sobre o
valor didático da história da matemática no processo de tomada de perspectiva
em relação ao aluno.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$20,00 Professores da rede pública de ensino: R$10,00 |
Oficina 6
09 e 16/05 (Sábados) 09h - 12h |
Construções geométricas: dobras, régua e compasso e Geogebra
Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Resumo: Pretende-se retomar as ideias de retas paralelas, concorrentes e
perpendiculares, segmento de reta, ângulo, mediatriz, bissetriz e triângulos,
utilizando-se dobraduras. Construir retas perpendiculares, paralelas,
mediatriz de um segmento, segmentos proporcionais, ângulos, bissetriz de um
ângulo, triângulos e pontos notáveis de um triângulo, usando a régua e o
compasso como instrumentos. Rever as construções citadas utilizando o
software Geogebra. Analisar, sob o
ponto de vista pedagógico, o papel de cada recurso utilizado.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Oficina 8
25/05 e 01/06 (2as feiras) 14h - 17h |
O processo de reconhecimento de padrões matemáticos: exemplos para
sala de aula
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Um dos desafios dos professores de Matemática é estimular o raciocínio
do aluno. A observação de padrões é de extrema importância para o aprendizado
e o desenvolvimento do raciocínio em Matemática, pois permite estabelecer
relações entre elementos de um determinado conjunto ou observar propriedades
de objetos estudados. Nosso objetivo é dar subsídios aos professores que
ajudem seus alunos a reconhecer e estabelecer padrões relacionados a
sequências numéricas, formas geométricas, operações aritméticas e expressões
algébricas.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
1- a) Se professor ou formado em Matemática e/ou Pedagogia:
preencha o formulário de pré-inscrição e envie a documentação necessária pelo próprio formulário.
preencha o formulário de pré-inscrição e envie a documentação necessária pelo próprio formulário.
b) Se aluno do curso da Licenciatura IME-USP, Pedagogia FE-USP ou do Mestrado Profissional do IME-USP:
quinze dias antes do início de cada oficina, mande um e-mail para o CAEM, solicitando sua inscrição nas oficinas desejadas, com os seguintes dados.
quinze dias antes do início de cada oficina, mande um e-mail para o CAEM, solicitando sua inscrição nas oficinas desejadas, com os seguintes dados.
- Seu nome completo;
- Nomes das oficinas que deseja participar;
- Telefones para contato;
- E-mail;
- Endereço completo, inclusive CEP;
- CPF;
- No USP.
2- Feito isso, seus dados e documentos serão analisados e você receberá outro e-mail confirmando sua inscrição.
Caso esteja inscrito em uma oficina e não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que sua vaga possa ser disponibilizada a outra pessoa em lista de espera.
Caso a oficina tenha taxa de inscrição, o pagamento deverá ser feito via depósito em favor do IME-USP em conta corrente com os seguintes dados:
- BANCO DO BRASIL (banco 001)
- Agência: 7009-2
- Conta corrente número: 130185-3
- Mesma conta mencionada acima
- CNPJ (se necessário): 63.025.530/0008-80
ATENÇÃO: O comprovante de depósito deverá ser enviado no momento da inscrição, junto ao formulário.
Se a data da oficina estiver próxima, antes de fazer o pagamento, entre em contato conosco para saber se há vaga disponível.
As vagas serão preenchidas por ordem de chegada da documentação solicitada.
O CAEM enviará um e-mail confirmando sua matrícula.
Disponibilizamos 5 vagas gratuitas entre alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática do IME-USP e de Pedagogia da FE-USP, que deverão fazer suas inscrições 15 dias antes do início de cada oficina. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e a confirmação da matrícula será feita via e-mail.
Caso o aluno esteja matriculado em uma oficina e não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que sua vaga seja liberada a outra pessoa em lista de espera. Se tal procedimento não for feito, o aluno terá suas inscrições em outras atividades do semestre atual canceladas.
Caso o professor esteja matriculado em uma oficina gratuita e não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que a vaga seja liberada a outra pessoa em lista de espera. Se tal procedimento não for feito, o professor terá suas inscrições em outras atividades gratuitas do semestre atual canceladas.
Para maiores esclarecimentos sobre inscrições nas oficinas e cursos do CAEM, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.
Finalizamos com chave de ouro nossas oficinas no CAEM em 2014.
Com um tema muito intrigante para nós professores de matemática a oficina, Linguagem algébrica: quando é mesmo necessária?, ministrada pelo licenciando Erick Gonçalves Pereira sob a orientação da Profª Aline dos Reis Matheus foi realmente enriquecedora, pois nos proporcionou trabalhar com atividades que investigavam a real necessidade do uso da álgebra.
Esperamos que em 2015 novas parcerias possam acontecer e possamos levar um número maior de professores para participar destas experiências tão enriquecedoras.
No dia 11 de outubro estivemos no CAEM da USP para participar da oficina Desenvolvendo ideias de inferência na educação básica com o professor Dr. Marcos Nascimento Magalhães.
A atividade foi muito interessante com dicas muito legais sobre como trabalhar a ideia de inferência com os alunos sem ser muito técnico e conceitual.
Além da maravilhosa oficina tivemos a sorte de estar acontecendo na USP uma virada cultural e nas dependências do IME estavam ocorrendo atividades voltadas ao trabalho lúdico com estatística o que nos acrescentou ainda mais conhecimento e experiência através de uma conversa muito produtiva com a simpática professora Dra. Lisbeth Cordani que nós apresentou várias estratégias para o trabalho com estatística.
Obrigada pela participação!!!
E com certeza esses momentos serão constantes em nossas formações de 2015.
Olá, caros colegas!!!
Com primeira postagem da área de matemática vamos
aprofundar nosso conhecimento nos níveis de proficiência do Saresp relacionando
–os com os descritores com os quais estão interligados.
ANÁLISE DO DESEMPENHO POR NÍVEL NO
7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nível abaixo do básico: < 200
Com base na proficiência obtida por esses alunos,
espera – se deles competências para realizar tarefas relacionadas à série
anterior, tais como identificar sequências numéricas e resolver problemas com
números decimais envolvendo diferentes significados da adição ou subtração. Nos
problemas voltados para o ano que frequentam, são capazes de:
Identificar formas planas e espaciais em situações
do cotidiano e por meio de suas representações em desenhos e malhas.
Ler dados e informações apresentadas em gráficos
de barras.
Resolver problemas envolvendo:
- a interpretação de gráficos;
- as principais ideias de multiplicação e divisão
de dois números.
Descrição
das habilidades no nível
Habilidade
|
O
que se espera do aluno
|
03
|
Resolva problema que envolve
adição e subtração de números naturais.
|
16
|
Identifique as formas planas
e espaciais em situações do cotidiano e por meio de suas representações em
desenhos e em malhas.
|
35
|
Leia dados e informações apresentadas em
gráficos de barras.
|
Nível básico: 200 a <
250
Os alunos que encontram – se nesse nível de
proficiência realizam tarefas cuja solução depende das habilidades de:
Identificar:
- o gráfico (colunas ou setores) correspondente a
uma tabela;
- a simetria de reflexão dados os eixos;
- Figuras espaciais a partir de suas
planificações.
Realizar:
- medidas usando padrões e unidade não
convencionais ou de outros sistemas de medida;
- contagem por meio da utilização do diagrama de
árvore (dado no problema);
Distinguir figuras planas e espaciais;
Resolver cálculos simples envolvendo grandezas
proporcionais (direta e inversamente);
Resolver problemas que envolvem:
- as quatro operações fundamentais;
- a determinação de um evento mais provável que
outro;
- a multiplicação com o significado de
combinatória.
Habilidade
|
O
que se espera do aluno
|
34
|
Resolva problemas de compra e
venda envolvendo adição e multiplicação com dados apresentados em tabela.
|
33
|
Compreenda que em um conjunto de
objetos é mais provável que seja sorteado o elemento que aparece o maior
número de vezes no conjunto.
|
18
|
Identifique figura que representa a planificação de um
cubo.
|
06
|
Identifique número decimal
marcado em uma reta numerada, escala1, subdividida em 10 partes.
|
07
|
Resolva problema que envolve
subtração de números decimais.
|
03
|
Resolva problema que envolve multiplicação
e divisão de números naturais.
|
36
|
Identifique o gráfico de colunas
com dados apresentados em tabela.
|
Nível adequado: 250 a <
300
Os alunos, neste nível de proficiência, além de
dominarem as habilidades nos níveis anteriores, resolvem questões envolvendo
habilidade de:
Identificar:
- a decomposição polinomial de um número da ordem
de milhão contendo algarismo zeros em sua composição;
- representações decimais de frações e de unidade
de volume;
- a escrita em linguagem corrente de uma expressão
algébrica;
- a expressão algébrica que representa um
problema;
- frações equivalentes;
- o gráfico de linha que representa corretamente
os dados de uma tabela.
Reconhecer:
- elementos de uma sequência a partir da lei de
formação;
- nomes dos sólidos geométricos associados a
objetos reais;
- ângulos como mudança de direção ou giros,
identificando ângulos retos e não retos.
Determinar:
- o valor da área de uma figura a partir de sua
decomposição;
- a medida de um ângulo num triângulo dados os
outros dois;
Calcular o produto de potências e expressões
numéricas com números inteiros envolvendo as quatro operações fundamentais.
Resolver problemas envolvendo:
- conversão de medidas (usuais e não usuais);
- cálculo de probabilidade simples;
- multiplicação (princípio de contagem);
- leitura de gráficos com variável única;
- interpretação de dados de uma tabela;
- relação de proporcionalidade por meio de regra
de três;
- distância real dentre duas localidade utilizando
o conceito de escala em uma ilustração;
- equações de 1° grau;
- movimentações bancárias;
- diagrama de árvore.
Habilidade
|
O
que se espera do aluno
|
10
|
Resolva problema envolvendo
divisão entre números decimais.
|
03
|
Resolva problema que trabalha com
operações entre números inteiros (graus positivos e negativos marcados em
termômetro).
|
34
|
Resolva problema envolvendo
adição e multiplicação de valores apresentados em tabela.
|
03
|
Resolva problema envolvendo
multiplicação e divisão de números inteiros.
|
03
|
Resolva problema no contexto “pague
x e leve y”
|
16
|
Identifique as formas planas que
representam as faces de um prisma de base triangular, dado o desenho do
prisma.
|
22
|
Resolva problema que envolve a
conversão de uma medida feita em “palmos” para centímetros, dada a medida do
palmo nesta unidade.
|
18
|
Identifique a planificação de uma
caixa na forma de um paralelepípedo, desenhadas a caixa e as possíveis
planificações.
|
36
|
Identifique o gráfico associado a
uma tabela tendo como opções gráficos setorial, de linha e de colunas, na
vertical e na horizontal.
|
15
|
Resolva problema envolvendo a
expressão do problema e sua resolução em uma equação do primeiro grau.
|
13
|
Resolva problema que envolve a
adição, a multiplicação e a divisão de números inteiros.
|
02
|
Identifique múltiplos e divisores.
|
29
|
Resolva problema envolvendo o
conceito de proporcionalidade, de metade e de dobro.
|
37
|
Resolva problema de contagem
conhecido o diagrama de árvore dos dados.
|
Nível avançado: ≥ 300
Os alunos desse nível, mostram domínio das
habilidades que foram descrita até o momento e além dessas, são capazes de:
Identificar:
- situações de proporcionalidade entre grandezas
expressas em linguagem corrente ou tabela;
- a simplificação de uma razão;
- a regularidade de um padrão geométrico;
- a soma dos ângulos internos de um polígono
decomposto em triângulos;
- um objeto por meio de suas vistas laterais e
superior;
- a existência de simetria em uma figura.
Localizar informações em uma tabela de dupla
entrada.
Calcular
- medidas de ângulos;
- resultado de divisão entre números decimais;
- o perímetro de um polígono e figura decomposta;
- adição e subtração de frações.
Determinar um múltiplo comum de dois números.
Traduzir em linguagem corrente o significado de
uma sentença numérica e vice – versa.
Resolver problema envolvendo
- dados apresentados em gráfico de pontos;
- frações equivalentes;
- diferentes unidades de medida do sistema métrico
decimal (metros e centímetros);
- transformação de unidade de medida de área;
- equação do 1ª grau com coeficiente fracionário
- a razão entre o comprimento e o diâmetro de uma
circunferência.
Habilidade
|
O
que se espera do aluno
|
09
|
Calcule potências (expoente 2 e
3).
|
27
|
Resolva problema que envolve
medida dos ângulos internos de um triângulo.
|
35
|
Resolva problema com dados
apresentados em gráfico setorial (cálculo de porcentagens).
|
38
|
Resolva problema de contagem
interpretando desenho de trajetórias.
|
05
|
Calcule valor de expressão que
envolve a diferença entre frações de denominadores diferentes.
|
09
|
Efetue cálculos com potências
(expoentes 3, 4, 5).
|
30
|
Resolva problema envolvendo
conceito e cálculo de porcentagem.
|
13
|
Aplique ordem de operações no
cálculo do valor de expressões numéricas.
|
08
|
Identifique a representação
fracionária de um número escrito na sua forma decimal com um algarismo depois
da vírgula.
|
38
|
Resolva problema envolvendo o
princípio multiplicativo de contagem.
|
29
|
Resolva problema envolvendo o
princípio multiplicativo de contagem.
|
14
|
Resolva a equação
|
28
|
Reconheça situações que envolvem
proporcionalidade.
|
32
|
Identifique figuras desenhadas na
mesma escala.
|
37
|
Resolva problema de contagem pela
interpretação de um diagrama de árvore.
|
20
|
Identifique figura que representa
a rotação de 90º no sentido horário de um símbolo desenhado.
|
25
|
o suplemento de ângulo com grau e
minuto
|
12
|
Identifique expressão algébrica
correspondentes a texto matemático escritos em linguagem corrente.
|
21
|
Identifique o número de arestas
em um prisma pentagonal representado em uma figura.
|
04
|
Identifique fração na forma
simplificada que representa o total de x em y.
|
26
|
Identifique a soma das medidas
dos ângulos internos de um polígono decomposto em triângulos e dada que a
soma dos ângulos internos de um triângulo é 180º.
|
10
|
Calcule multiplicações e divisões
com números decimais.
|
19
|
Determine a área de uma figura
desenhada em malha quadriculada, por composição.
|
https://drive.google.com/open?id=0B48pb3xEw4bfb2diUjBNNVd2amM
Nenhum comentário:
Postar um comentário